health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Outro passo tomado por Cabañas

Laura Morel* e Cleyton Santos
Futebol Mundial

(O texto abaixo foi escrito pela jornalista paraguaia Laura Morel, enquanto a correção de alguns termos que estavam em Espanhol, foi feita por Cleyton Santos)





Cabañas retorna ao futebol e traz um pouco mais de esperança ao futebol paraguaio, que carece de ídolos (FOTO: Jorge Adorno/ REUTERS)


Quase dois anosdepois daquele inesquecível 25 de janeiro, em que o povo paraguaio e ostorcedores de todo o mundo acordaram com a notícia do ataque a Cabañas - até se chegou a dizer que ele havia morrido-, o jogador deu o passo maisesperado psra sua recuperação total.

Nesta sexta-feira, 20 de janeiro, o “Chava”, o“Mariscal” ou “Gordinho”, como foi chamado no Brasil, assinou contrato de umano com a equipe do 12 de Octubre, da cidade de Itaguá, onde nasceu profissionalmente nofinal dos anos 90.

E não poderia ser de outra forma, Cabañasescolheu sua casa para começar de novo. Depois de receber a aprovação médica, oatacante que ainda tem uma bala alojada na cabeça, vai competir na Primera B(o equivalente a Serie C para os brasileiros) do futebol paraguaio.

“Estou animado para jogar novamente, é o que euqueria, voltar para o 12 de Octubre. Não conseguia dormir, porque queria chegara este dia”, confessou Cabañas na coletiva de apresentação.

Os torcedores paraguaios que chegaram aidolatrar o “Mariscal”, que superou as mil e uma batalhas para sobreviver erecuperar sua vida, também receberam com entusiasmo a notícia de seu retorno.

É que o “Gordinho” deixou muita saudade naseleção na Copa do Mundo na África do Sul, onde muitos afirmavam que oParaguai poderia ter ido mais longe com Cabañas no time.

Desde o acidente, a seleção ja não teve mais umjogador diferente, desequilibrante, como ele. Nem o América do México, clube aonde Cabañas atuou 2006 e 2010. Ambossofreram, ambos ficaram com saudades. Mas hoje, um sonho renasce.

Claro, Salvador Cabañas ainda tem um longocaminho a percorrer. Além de jogar na Primera B, os cuidados no treinamentos, nas cabeçadas e ao se chocar com um adversário serão específicos.

Há alguma preocupação, porque ele ainda tem abala na cabeça e porque é visto com alguma dificuldade para reagir e fazer umjogo. No entanto, não há como negar que, para uma recuperação completa devetomar estes passos, em uma categoria semi-profissional e adicionar a cada diamais minutos.





Atacante sendo apresentado de maneira oficial pelo 12 de Octubre (FOTO: Jorge Adorno/ REUTERS)

Assim, o retorno de Cabañas irá reforçar umcampeonato pouco promovido e um time como o 12 de Octubre que precisa recuperaro terreno perdido e, acima de tudo, os lucros pra sair da crise financeira que assola o clube que, há exatamente 10 anos, estava fazendo sua única participação em uma Copa Libertadores.

Muitos torcedores, não apenas seguidores do“12”, querem ver o “Mariscal” em ação, pelo que a cada final de semana a rendae a presença do público pode ir crescendo. 

Quem disse que no meio do anoCabañas não acaba demonstrando uma recuperação total como para ser procuradopor uma equipe da Serie A? 

Pode até voltar para a seleção, cumprindo outrosonho dele e de todos os paraguaios que desejam vê-lo numa Copa do Mundo, queentendem que o futebol deve uma Copa do Mundo ao Cabañas. Será que isso pode acontecer em 2014, no Brasil?

*Laura Morel é uma jornalista paraguaia, que já teve passagens pelos jornais paraguaios La Nación e Última Hora. Atualmente ela está no site Paraguay.com. Ela já cobriu uma Copa do Mundo inloco (a de 2010, disputada na África do Sul)

Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.