health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Inglaterra já tem um campeão, mas ainda não tem treinador



E o primeiro campeão da temporada inglesa foi conhecido no último domingo de fevereiro: trata-se do Liverpool Football Club, que conquistou a sua oitava Copa da Liga (a última tinha sido em 2002-03).


Por Renato Negreiros
Rio de Janeiro/RJ


King Kenny celebra sua primeira conquista depois que
reassumiu os Reds. (Foto: guardian.co.uk)
O troféu veio apenas na disputa de pênaltis por 3 a 2 contra o Cardiff City, do Championship, depois de empate de 1 a 1 no tempo normal e 1 a 1 na prorrogação.

O Liverpool veio escalado no tradicional 4-4-2 inglês, com Suárez e Carroll no ataque. O que não vinha acontecendo muitas vezes nesta temporada. E mais uma vez o superestimado camisa nove teve uma atuação apagada e claro, não pode reclamar de má companhia. 


Por sua vez, se Suárez o fizesse, teria meu aplauso e compreensão. Enquanto o Cardiff City veio num sistema parecido com o do Liverpool, e até em comum o fato de seus pontas-esquerdas estarem em um péssimo dia e numa péssima temporada.

O escocês Miller nem de longe lembra suas boas performances quando defendia o Celtic e o Birmingham. E Downing continua no time (e na Seleção), preterindo a melhor fase do adaptável Bellamy. Os quatro gols com bola rolando mostraram o que de fato aconteceu na partida. Muita emoção, muita luta e pouca disciplina defensiva de ambas as partes. A vitória nos pênaltis premiou a equipe de melhor capacidade técnica, que foi ofuscada pela filosofia defensivista do time galês.

Gerrard foi decisivo na partida. Mas, não o famosíssimo Steven, capitão dos Reds e figurinha carimbada do time nacional, e sim o primo dele, Anthony, que errou o pênalti que acabou com o sonho de todos os fãs dos Blues (ou quase todos, né Bellamy?) de erguerem o troféu.

Voltando a falar de Premier League, discorreremos sobre as duas rodadas que se passaram durante e após a final de Wembley. No mesmo fim-de-semana da final, a 26ª rodada foi disputada normalmente, com exceção do derby de Liverpool que foi adiado pela presença dos Reds na decisão da Copa da Liga.

O grande jogo daquele fim-de-semana foi outro derby, o de Londres. Arsenal e Tottenham fizeram um jogo espetacular. Os Spurs abriram dois gols de vantagem, porém o Arsenal mostrou uma garra pouco vista nessa temporada e buscou o empate ainda no primeiro tempo. A histórica virada veio a seguir e o placar de 5 a 2 entrou para a galeria dos grandes jogos entre os eternos rivais. Walcott (2), Sagna, Van Persie e Rosicky fizeram os gols dos Gunners, enquanto Saha e Adebayor (de pênalti) marcaram para os Spurs.

Além deste jogo, os principais resultados da Liga ficaram assim: vitórias do City (3 a 0 fácil no Blackburn, em casa) e do United (2 a 1 dramático – com o gol de Giggs sendo marcado aos 46 do segundo tempo - sobre o Norwich, no Carrow Road). O Chelsea preguiçosamente bateu o Bolton por 3 a 0 em casa e o Newcastle tropeçou no Wolves, em casa, 2 a 2. Outros resultados da 26ª Rodada da E.P.L.:

QPR 0-1 Fulham.  O grandalhão Pogrebnyak fez o seu primeiro no novo clube. E o QPR continua ameaçado.

West Bromwich 4-0 Sunderland. Odemwingie renasce e despeja o gás necessário para a permanência do WBA na Premier League.

Wigan 0-0 Aston Villa. A antítese do derby londrino. Jogo chatíssimo e um “nulo” merecido.

Stoke City 2-0 Swansea City. Os Potters - como sempre - sem alarde sobem na tabela.

E neste fim-de-semana tivemos a 27ªRodada, com a queda do técnico André Villas-Boas do comando do Chelsea (5º), após a derrota de 1 a 0 para o West Bromwich Albion (9º), no Hawtorns. Roberto Di Matteo, ex-técnico do WBA e atual auxiliar do Chelsea, assume interinamente o seu posto. A fritadeira de treinadores dos "chefs" Drogba e Lampard continua eficiente. Mais um foi para a bandeja.

Já chegou e já se foi: "Mister" Villas-Boas dá adeus ao Chelsea.
(foto: dn.pt)
Ainda no sábado, Liverpool e Arsenal fizeram um jogo tenso e disputado. Apesar da derrota por 2 a 1, o Liverpool (7º) tecnicamente fez boa partida, faltando “apenas” concluir melhor suas oportunidades. E quem tem Van Persie sabe bem o que é aproveitar suas oportunidades. Com dois gols do artilheiro da Liga (disparado com 25 gols), o Arsenal (4º) festejou uma valiosa vitória na sua luta para salvar (leia-se: chegar entre os quatro) uma temporada tumultuada e sem muitas alegrias.


Robin van Persie comemora em Anfield.
O holandês é o artilheiro absoluto do Campeonato.
(foto: arsenal.com)

O Man. City fez 2 a 0 no Bolton (19º), e consolidou sua liderança para esta rodada. O discurso de Owen Coyle, do Bolton é bem parecido com o daqueles que acabam rebaixados ao fim do campeonato: “só depende de nós”.....”ainda temos chances”.....”agora cada jogo é uma final”. Balotelli foi o nome do jogo. Fez um gol e participou bem da partida. A grande notícia do City é o iminente retorno de Tévez ao elenco. Trata-se de um reforço extraordinário numa corrida tão emocionante que se tornou a Liga.

Super Mario em jornada inspirada diante do Bolton.
(foto: mcfc.co.uk)

O grande jogo de domingo foi o encontro entre Tottenham e Man. United, no White Hart Lane. E deu United, 3 a 1. Os Red Devils continuam coladinhos nos rivais, sonhando com a conquista do Campeonato. Aos Spurs, os resultados recentes não podem transformar em tristeza a melhor temporada que o clube faz em muitos anos (desde 1990 o time não termina na posição em que se encontra hoje: 3º).

A fase ruim do Tottenham coincide com a comoção que se tornou a condução de Harry Redknapp ao cargo mais importante do futebol do país (o que acontecerá somente no fim da temporada, isso se acontecer). E Sir Alex Ferguson (em mais um de seus eficientes jogos mentais) já tinha dito que este fato atrapalharia os Spurs. Estava certo.

Rindo de mim ou rindo comigo?
Ferguson pilhou e Redknapp perdeu.
(foto: manutd.com)

Young (2) e Rooney construíram a vitória dos visitantes, enquanto Defoe marcou para os Spurs quando todos já estavam pensando por qual portão deixariam o estádio após a derrota. 

Demais resultados da 27ª Rodada do Campeonato Inglês:

(6º) Newcastle 1-1 Sunderland (12º). O clássico foi sensacional, com o empate de Ameobi nos acréscimos e o goleador Ba errando pênalti perto do fim. Os Black Cats já sentiam o "gosto" do  8º lugar, até o golpe final.

(13º) Fulham 5-0 Wolverhampton (17º). Dempsey brilhou de novo, com dois gols. Mas, o americano agora tem companhia: Pogrebnyak fez três gols e ajudou no massacre.

(18º) Blackburn 1-1 Aston Villa (15º). Dois times que acham que não vão cair, mas que se continuarem jogando esse futebolzinho, podem ter uma triste surpresa.

(16º) QPR 1-1 Everton (11º). O Everton freou sua ascensão contra o pequeno grande rico de Londres.

(8º) Stoke 1-0 Norwich (10º). Dois times que festejam ótima temporada e podem fazer planos mais ousados para 2012-13. O jogo em si não teve grandes emoções.

(20º) Wigan 0-2 Swansea (14º). Um islandês (Sigurdsson) marcando dois gols de um time galês, no Campeonato Inglês. É a única coisa que merece (?) ser mencionada neste jogo que não altera em nada o destino dos protagonistas.

Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.