health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Adeus Serie A?


Cada vez mais próximos do descenso, Cesena e Novara parecem sem forças para uma reação na temporada

Por Arthur Barcelos - Marabá/PA
Futebol Internacional - Italiano

Expressões de Beretta e Mondonico resumem bem as situações de
Cesena e Novara, respectivamente (Foto:  Getty Images)
Já era previsível que Cesena e Novara fossem rebaixados para a Serie B nesta temporada, o que não se esperava eram desempenhos tão medonhos na principal competição do futebol italiano.

O time da Emília-Romanha, Cesena, buscou apostar em nomes já conhecidos na Terra da Bota, e a estratégia da diretoria obviamente foi equivocada. Primeiro por acreditar que de uma hora para outra Mutu, Martínez, Colucci e outros voltassem a jogar bola. Um dos principais defeitos do time é justamente a falta de entrega dos jogadores em campo, uma equipe "preguiçosa" e improdutiva, capaz de levar muitos gols e não corresponder lá na frente. 

A inconstância do time gerou a falta de padrão de jogo, muito por culpa da falta de um bom nome no comando técnico. Aliás, o atual treinador, Mario Beretta, já é o terceiro na temporada. Primeiro veio Marco Giampaolo esquematizado no 4-3-3, que ficou entre junho e outubro, conquistando míseros três pontos em nove partidas. Então Daniele Arrigoni assumiu o clube em novembro, ficando até fevereiro, onde ganhou 13 pontos de 42 possíveis, utilizando em sua maioria 4-4-2 ou 4-2-3-1.

Beretta pegou o time no final de fevereiro, na 19ª colocação: dois jogos, duas derrotas e a 20ª posição da Serie A. Contra o Chievo utilizou o 3-4-1-2, esquema esse que parece ser a base. Contra a Fiorentina, na última rodada, usou o 3-4-2-1. Em 25 jogos, foram 17 derrotas, quatro empates e quatro vitórias, o que gera uma pontuação de ridículos pontos, tendo sofrido 40 gols (a quarta pior defesa) e marcando apenas 16 gols (pior ataque).

Essa é a base do time emiliano para a sequência do campeonato (Ilustração: TacticalPad)
E se o Cesena tem um ataque tão improdutivo e uma defesa instável, o Novara não fica atrás. O time do Piemonte voltou a disputar a Serie A depois de longos 55 anos e parece ter voltado para a elite italiana apenas para mostrar a má fase da Internazionale: nas duas partidas o time incrivelmente ganhou as duas, um 3-1 em Novara, no último jogo de Gasperini no comando nerazzurro, e um 1-0 em pleno Meazza.

E se o Novara foi o algoz da Inter na temporada, o time foi freguês de vários outros times, como Bologna, Udinese, Roma, Lazio, Juventus, Fiorentina, Milan, Palermo, Catania e assim por diante. Attilio Tesser, o responsável por ter comandado a volta do time piemontês à Serie A, foi o grande causador do cada mais provável rebaixamento.

Sob o comando do técnico veneziano foram conquistados apenas 12 pontos de 60 possíveis, somando 12 derrotas. Tesser que começou a temporada utilizando um 4-3-1-2, que dava liberdade aos avanços dos limitados laterais, e foi demitido utilizando um retrancado 5-3-2, totalmente ineficaz, defensiva e ofensivamente.

Emiliano Mondonico assumiu o clube em fevereiro e não mudou muita coisa. Manteve o 5-3-2 e em seis jogos somou dois empates, uma vitória e três derrotas. A defesa, em tese, melhorou, onde nessas seis ocasiões sofreu seis gols. O ataque, no entanto, segue improdutivo, marcando apenas três gols, muito por culpa pela falta de criação. Ao todo, nas 26 partidas disputadas, foram 15 derrotas, míseras três vitórias e oito empates, onde levou 46 gols (pior defesa) e marcou apenas 21 vezes (segundo pior ataque).


*Na tarde desta terça-feira foi divulgado a volta de Attilio Tesser ao comando técnico do Novara, após ter sido demitido há pouco mais de um mês atrás. 

É baseado nesse 5-3-2 que o Novara pretende seguir na temporada (Ilustração: TacticalPad)
Resultados da 26ª rodada: Palermo 0-4 Milan, Juventus 1-1 Chievo, Parma 1-2 Napoli, Lecce 2-2 Genoa, Roma 1-2 Lazio, Udinese 0-0 Atalanta, Siena 3-0 Cagliari, Fiorentina 2-0 Cesena, Bologna 1-0 Novara, Inter 2-2 Catania (Média de gols/jogo: 2,6)

Seleção da rodada: Ujkani; Frey, Thiago Silva, Natali, Brivio; Bertolacci, Ledesma, Almirón; Sculli, Ibrahimovic, Forlán. Técnico: Max Allegri.

Jogos da 27ª rodada: Chievo-Inter (09/03), Napoli-Cagliari, Palermo-Roma (10/03), Novara-Udinese (11/03), Cesena-Siena, Catania-Fiorentina, Genoa-Juventus, Milan-Lecce, Atalanta-Parma, Lazio-Bologna

Jogos adiados: Cesena-Catania (07/03), Parma-Fiorentina, Bologna-Juventus

Classificação da Serie A, aqui.
Gols da rodada, aqui.

Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.